Programação da Casa da Liberdade no
Festival de Cinema de Gramado 2013

14 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

A partir das 14h -
 Exposição “Imagens Essenciais da Liberdade – A Lente de Alcir Silva” – Aberta para visitação durante todos os dias da Casa da Liberdade.

15h30 - 
Debate “A Visão e a Ação da Mulher no Cinema” Marilaine Castro da Costa, (diretora da Accorde Filmes), Ane Siderman (cineasta) e Fernanda Carvalho Leite (atriz e produtora).

16h30
- Palestra “Eros e Cultura” com Donaldo Schüler (escritor, tradutor e professor). Mediadora: Ana Mota (jornalista).

17h30
 - Palestra “Fotografia: Processo de Criação e Liberdade” com Raul Krebs (fotógrafo e produtor). Mediadora: Karim Miskulin (cientista política e Diretora do Instituto VOTO).

18h30
 – Coquetel com música ao vivo

20h30 –
 Encerramento

15 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA


15h30 
- Debate “Políticas de Incentivos Públicos para o Audiovisual no Brasil” com Luiz Alberto Cassol  (diretor IECINE /RS) e Ricardo Cota (crítico de cinema).

16h30
- Palestra “Impacto Sociocultural da Reglobalização” com Marcos Troyjo (cientista social e professor da Columbia University).

17h30
 - Palestra “O Cinema Brasileiro e a Chanchada” com João Luiz Vieira  (doutor em Cinema Studies pela New York University e Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense). Mediador: Ricardo Cota  (Crítico de cinema).

18h30
 – Coquetel com música ao vivo

20h30 –
 Encerramento

 

16 DE AGOSTO –  SEXTA-FEIRA

15h30 – 
Debate “Co-produção Internacional -  Cases de Sucesso no Cinema” com Paulo Nascimento (diretor e roteirista - Accorde Filmes), Beto Rodrigues (sócio-diretor da Panda Filmes, roteirista, produtor e diretor) e Roger Lerina  (jornalista, critico de cinema e colunista de cultura da Zero Hora).

16h30
 - Debate “Liberdade & Aprendizado” com Paulo Thiago  (cineasta, produtor, diretor e co-fundador da Associação Brasileira de Cineastas) e Luiz André Soares (antropólogo, Instituto Souza Cruz)  

17h30
 -  Palestra  “A Liberdade e o Cinema Novo” com Cacá Diegues –  cineasta, produtor, diretor e co-fundador da Associação Brasileira de Cineastas). Mediador: Ricardo Cota (Crítico de Cinema).

18h30
 – Coquetel com música ao vivo

20h30 –
 Encerramento

17 DE AGOSTO –  SÁBADO

15h30
 – Palestra “As Metamorfoses da Cultura” com Fernando Schüler (filósofo, cientista político, Diretor do Ibmec/RJ e fundador do Fronteiras do Pensamento). 

16h10
 – Palestra “Os Paradoxos da Liberdade de Expressão e o Politicamente Correto” com Ricardo Giuliani (advogado e escritor). Mediadora: Karim Miskulin (cientista política e Diretora do Instituto VOTO).

17h
 – Palestra "Homoafetividade e a liberdade de escolha" com Juan Zapata (diretor, roteirista e produtor), Simone Telcchi (atriz) e Maria Berenice Dias (ex-desembargadora, advogada fundadora do primeiro escritório especializado em Direito Homoafetivo e escritora). Mediadora: Daniela Sallet (jornalista e produtora).

17h50
 – Palestra “Cinema Contemporâneo” com Sérgio Sá Leitão (Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro). Mediador: Ricardo Cota (Crítico de Cinema).

18h30
 – Coquetel com música ao vivo

20h30 –
 Encerramento

*Programação sujeita a alteração.

Casa da Liberdade

Endereço:
Rua Leopoldo Rosenfeld, 818 - em frente ao Lago Joaquina Rita Bier - Gramado
Horário de funcionamento: das 14:00 as 20:30hs

                                                 www.casadaliberdade.com.br